Translate

sexta-feira, 12 de maio de 2017

Hoje tem dança... o seu corpo já sabe disso?!





Entenda por que o aquecimento é tão importante antes das atividades físicas, aulas de dança e até mesmo apresentações:

Aumento do fluxo de sangue para os músculos é indispensável para diminuir o desconforto do início dos exercícios e, consequentemente, o risco de lesões.

A prática de aquecer antes de fazer uma atividade física é um hábito consagrado e consensual tanto para os especialistas quanto para os praticantes de exercícios. A percepção dos seus benefícios pode ser considerada até intuitiva, porém é importante entender um pouco melhor como o aquecimento funciona para valorizarmos ainda mais sua importância.

Quando iniciamos uma atividade a partir do estado de repouso, nosso corpo vai fazer uma transição para um estado de maior atividade metabólica, que demanda uma série de ajustes em vários órgãos e sistemas. O objetivo maior dessa transição é proporcionar ao efetor do movimento, ou seja, o músculo, condições para produzir mais energia e adequar esta energia produzida à exigência do exercício

Os músculos produzem energia a partir de processos chamados aeróbicos e anaeróbicos. O processo anaeróbico de produção de energia pode ser acionado instantaneamente e vai predominantemente atender a demanda energética nos primeiros segundos da transição do repouso para o exercício. A partir de então, pouco a pouco a produção de energia vai sendo atendida a partir do metabolismo aeróbico, até que se instale a chamada fase estável do exercício, na qual a produção de energia aeróbica equilibra a demanda. 

O início de uma atividade cria então o chamado débito de oxigênio, que decorre da produção de energia anaeróbica dos primeiros minutos da fase de transição. Um dos objetivos do aquecimento é antecipar a elevação do metabolismo aeróbico e diminuir este débito de oxigênio. Esta atitude diminui o desconforto do início do exercício que decorre do acúmulo de ácido láctico associado à produção de energia anaeróbica. 

O aquecimento proporciona então o aumento do fluxo de sangue para os músculos, adequando mais rapidamente a exigência para elevar a produção de energia aeróbica, aumenta a temperatura do corpo, contemplando a melhor atividade das enzimas, e aquecendo os músculos, diminui também a probabilidade de lesões. 

Sempre que vamos iniciar uma atividade física, em nosso caso uma aula ou apresentação devemos primeiramente nos aquecer . Especialmente para prevenir e evitar lesões graves ou não, atuando também como fator contra as dores no corpo. O principal objetivo do aquecimento é preparar o corpo e o organismo para a atividade a ser desenvolvida. Para condicionar um bom estado psíquico e físico, a preparação para os movimentos e principalmente prevenir lesões, o aquecimento deve proporcionar um  aumento da  temperatura corporal, da temperatura da musculatura e preparação  do sistema cardiovascular e pulmonar para a atividade a ser executada  e o desempenhada.

Recomendamos:

Antes de iniciar qualquer atividade, sendo aula ou apresentação, separe uns 20 minutos para preparar seu corpo e "acordá-lo" para entrar em sintonia com sua atividade.
Alguns exercícios simples são:
  • Corra no lugar por aproximadamente 3 minutos.
  • Intensifique sua corrida no lugar tentando bater as pontas dos dedos em seus calcanhares por mais 2 minutos.
  • Agora mude sua corrida no lugar elevando alternadamente seus joelhos até a linha do quadril batendo a palma da mão em cada joelho elevado por 2 minutos.
  • Agache no lugar até seu quadril chegar a linha dos joelhos e retorne repetindo a sequencia pelo menos 2x de oito tempos. (sempre com sua coluna ereta)
  • Com seus pés paralelos, mantenha seu tronco estável e balance lateralmente seu quadril para os dois lados repetindo a sequencia pelo menos 2x de oito tempos.
  • Agora faça círculos suaves em sentido horário e anti-horário repetindo a sequencia pelo menos 2x de oito tempos.
  • Eleve o braço além da altura da cabeça e incline seu tronco para o lado oposto, retorne a postura inicial e troque o braço, alternando e mantendo um ritmo sem pausa, repetindo a sequencia pelo menos 2x de oito tempos.
  • Por fim, faça uma rotação com seus ombros de trás para frente e em seguida, troca o sentido e faça a mesma rotação de frente para trás repetindo a sequencia pelo menos 2x de oito tempos.
Pronto, seu corpo estará totalmente desperto e apto a executar qualquer tipo de atividade com segurança e total desempenho.

Alongamento:



Em todas as vertentes da dança, a prática do alongamento é bastante comum e recomendada. Isso porque ele tem a função de promover o estiramento das fibras musculares de maneira leve, progressiva e constante, minimizando o risco de lesões.
Ao praticar os exercícios de alongamento corretamente, a bailarina passa a aumentar a sua flexibilidade, além de reduzir a tensão muscular e ativar a circulação sanguínea. Com isso, o corpo fica mais relaxado, o movimento mais leve e os passos tendem a ficar mais soltos e bonitos.


Ao contrário do que muitas pessoas pensam, o alongamento deve ser realizado após o aquecimento. Isso porque a temperatura do corpo influencia a flexibilidade. Iniciar um alongamento sem aquecê-lo pode causar desconforto e até mesmo lesões musculares.

Recomendamos:

  • Sente-se no chão, estique as pernas à frente, toque seus pés ou até onde conseguir alcançar. Segure a posição por 30 segundos e dobre os joelhos.
  • Fique de pé, com os pés paralelos e quadris encaixados. Curve-se devagar, enrolando o corpo, dobrando os joelhos, até tocar o chão com ambas as mãos. Erga os quadris até esticar os joelhos, sem retirar as mãos do chão. Permaneça na posição por 30 segundos. Vá desenrolando o corpo devagar até ficar de pé, primeiro quadris, tronco, e por último cabeça.
  • Encontre algo que sirva como uma barra de ballet ou apoio mais alto onde consiga alcançar com seu pé. Coloque a perna à sua frente na barra. Encoste o peito reto em sua perna (ou o mais próximo que conseguir). Deslize aos poucos para frente (pode usar as mãos para ajudar. Permaneça por aproximadamente 30 segundos. Faça o mesmo com a outra perna.
  • Ajoelhando-se com um dos joelhos, empurre para a frente. Segure por 30 segundos. Faça com a outra perna.
  • Estique seus braços a frente na linha de seus ombros, entrelace os dedos e com a palma para frente, empurre. Sinta suas escápulas se afastarem. Ainda nesta posição, eleve seus braços até o alto e depois incline-se para direita, troque o lado. Permaneça por aproximadamente 30 segundos em cada postura.
  • Entrelace seus dedos atras de seu corpo e estique seus braços. Sinta suas escápulas se aproximarem uma da outra e seu peito se expandir. Permaneça por aproximadamente 30 segundos.
  • Incline sua cabeça para o lado com o auxilio da mão para apoio (não force), troque o lado. Permaneça por aproximadamente 30 segundos.cada lado.
  • Faça uma suave rotação com sua cabeça em sentido horário e depois troque para o sentido anti-horário repetindo em uma sequência de 4 tempos para cada sentido.
Então pessoal, antes de qualquer rebolada que iremos dar em nossas aulas, shows ou atividades onde será exigido do nosso corpo, um desempenho incomum a nossa rotina, vamos nos aquecer direitinho e sem esquecer também do alongamento.
Espero que tenham gostado destas dicas,

Luy!!