Translate

quinta-feira, 13 de fevereiro de 2014

Mona El Said - um mito na história da Dança Oriental


None de nascimento - Monah Ibrahim Wafa

Oriunda da Egito, de onde saiu com apenas 13 anos já como bailarina, fugindo para o Líbano em 1970 devia á ira e ideias conservadoras do seu pai. Aqui torna-se bailarina profissional e muito famosa fazendo atuações nas mais famosas e elegantes casas noturnas em Beirute como - Atresh farid el'snight club -. Com um estilo muito próprio de dança, com coreografias precisas movimentos lineares que correspondiam perfeitamente com a música. Mona el said tentava demonstrar em cada atuação a sua emoção da música com muitos movimentos inovadores provocando uma enorme magia em palco. A bailarina Tahiya Carioca apelidou-a como " a princesa do Raks Sharki", na mesma altura em que os tabloides libaneses a batizaram como " o bronze do nilo " -- "El sa'mraa nilo" 

Em 1975 regressa ao cairo como estrela Bellydance fazendo atuações nos mais conceituados hotéis e clubes noturnos da região. Sempre acompanhada com uma enorme orquestra e de vários bailarinos de renome na nossa atualidade como Fifi Abdou, Nagua Fouad, Nelli Fouad, Hanan e Nadia fouad. Casou sete vezes e realizou muitos filmes sete dos quais como atriz principal. Com o seu estilo distinto fez dela uma das maiores bailarinas da dança do ventre do seculo XX.
Deu muitas oficinas de dança pelo mundo fora mas principalmente nos E.U.A e Reino Unido. Mona foi uma das treinadoras de dança do grupo americano -Bellydance Superstars-. Vive atualmente no cairo.


Mona ficou na história pela sua postura em palco como também pela sua elegância e glamour. Quando pensamos em moda de Bellydance, Mona é uma das maiores pioneiras. 

Já esteve no Brasil na IV Conferência Internacional Luxor no primeiro semestre de 2006. Evento no qual ministrou workshops e se apresentou no Show de Gala. Como resultado deste trabalho foi lançado no Brasil o DVD “Show Ao Vivo Monah Said”.


Sua dança expressa forte interpretação e emoção aliadas à técnica. Seus movimentos são delicados e pequenos, fugindo aos exageros. Uma autêntica dança egípcia.

Confira um pouco sobre esta diva da Dança Oriental:




Nenhum comentário:

Postar um comentário